Port
Toda organização tem (ou deveria ter) uma missão, uma finalidade para a qual foi criada. Esta missão precisa ser bem divulgada e atualizada constantemente, de forma que todas as pessoas envolvidas com a organização saibam qual é a missão da empresa, e assim poder, através de seu trabalho, participar da sua concretização.
Por sua vez, a visão da organização tem a ver com seu futuro, com onde a organização pretende chegar dentro de alguns anos. Ambas (missão e visão) são definidas pela alta direção da empresa, que pode ser entendida como o nível mais alto da hierarquia.
Estas duas proporcionam informação suficiente para que os objetivos organizacionais sejam definidos em um planejamento estratégico organizacional. Este planejamento é um meio pelo qual a empresa vai atingir os objetivos da missão e visão.
Como sendo um processo da organização, a Gestão de Pessoas deve fazer a sua parte neste planejamento, atuando tanto de forma estratégica, com os outros processos, como definindo para si um planejamento de previsão de pessoal, de forma que haja pessoas disponíveis para realizar o trabalho em quantidade suficiente para se atingir os objetivos organizacionais. Saiba mais: | Algumas empresas sofreram mudanças na sua organização e o processo seletivo também acompanhou estas mudanças. Veja este artigo no qual várias empresas relatam as alterações ocorridas no processo de recrutamento e seleção:http://www.rh.com.br/Portal/Recrutamento_Selecao/Materia/7740/de-olhos-atentos-a-captacao-de-talentos.html |
Existem diferentes modelos de Planejamento de Previsão de Pessoal. A utilização de um ou de outro dependerá de cada