Trabalho De Geologia De Engenharia
- O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA TERRA
Palmas – TO
Fevereiro de 2015
Augusto Henrique Judson Araújo Silva
- O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA TERRA
Palmas – TO
Fevereiro de 2015
Introdução
Este trabalho tem como proposito falar sobre os diversos acontecimentos que podem ter acarretado a formação da terra, e de suas influências no processo de formação dos continentes, mares, oceanos e o surgimento da vida. Também nos ajuda a entender a importância destes acontecimentos e processos na formação dos solos e de suas características.
O processo de formação da terra
A terra sofreu de diversos eventos cataclísmicos que á moldam a milhões de anos. Compreender o passado da terra e a maneira como isto ocorreu é muito complexo, pois as diversas mudanças que ocorrem em sua superfície apagam as evidências do seu passado. Contudo ainda há locais na terra onde essas evidências podem ser encontradas.
A terra é subdivida em três camadas a crosta que é camada mais exterior formada de rochas solidas que compõe a superfície dos continentes e o fundo dos oceanos, e pode atingir temperaturas acima de 1200º C com espessura de cerca de 6 km no fundo dos oceanos e de 33 km nos continentes. Logo abaixo da crosta está o manto, formado por rochas sólidas ou parcialmente derretidas, e pode chegar a temperaturas de até 3500 °C. O núcleo que é a parte mais interior da terra é composto principalmente de metais pesados como o ferro e níquel, e nele as temperaturas podem ultrapassar 6000 °C. Na imagem abaixo há uma representação da divisão da terra em camadas.
Fonte: http://www.escolakids.com/public/images/legenda/145fbbcf42c1d83d6d06e5018b37df75.jpg A terra nem sempre foi dividida nestas camadas isto ocorreu depois de um longo processo onde a terra sofreu com diversos eventos cataclísmicos. Isto se iniciou a 4,5 bilhões de anos quando a terra liquefeita crescia devido a uma chuva contínua