Trabalho de Geologia aplicado a obras de Engenharia
Alunos: Luana de Araujo Brito Lisbôa
Patrícia de Moraes Medeiros
Phillip Morrison Day
Vivianne de Oliveira Silva Porto
Rio, maio de 2014 Introdução
O trabalho em questão trata-se de como a Geologia é importante nas obras de engenharia, especialmente em fundações. Serão abordadas as consequências geradas a partir de um empreendimento construído sem os devidos estudos geológicos.
Famosa por abrigar monumentos que celebram a engenhosidade e a beleza de sua arquitetura, a Itália, ironicamente, tem entre seus maiores monumentos a famosa e inclinada Torre de Pisa. Construída entre os anos de 1173 e 1370 e contando com 55 metros de altura, essa obra tinha como função original abrigar o sino da catedral da cidade de Pisa. No entanto, a percepção de que seus primeiros andares ficaram tortos acabou estabelecendo uma fama que passa longe da função litúrgica do monumento.
Desde que a obra foi concluída, estabeleceram diversas tentativas de explicação para que um erro tão grosseiro acabasse interferindo no desenho do edifício. Uma primeira explicação diz que a inclinação seria uma homenagem feita a William de Innsbruck, um dos possíveis projetistas da torre que possuía uma corcunda nas costas. Outras histórias dizem que a forma é resultado de um protesto feito pelos trabalhadores que recebiam baixos salários.
Já os especialistas em geografia e geologia dizem que a deformidade de Pisa aconteceu em virtude da baixa compactação do solo em que a obra foi realizada. Com isso, a instabilidade do solo acabou deixando-a torta. Assim que o erro foi descoberto, ainda na construção dos três primeiros andares, os construtores tentaram endireitar a coluna com a construção de andares mais amplos do lado mais baixo. Ao final de tudo, a solução proposta só fez com que a inclinação ficasse ainda pior.
No ano de 1838, uma obra de restauração acabou atingindo um