Filodofia
01) -Primeiro passo: estranhamento ou deslocamento, trata-se de uma circunstância em que uma pessoa passa a pensar ou observar o que antes não,saindo do seu padrão normal por uma quebra ou interrupção no fluir normal ou automático da vida.
-Segundo passo: questionamento ou indagação, inicia um processo de especulação do tema que chamou atenção.
- Terceiro passo: resposta filosófica, é o resultado do estranhamento e indagação com caráter universal, coerente e claro, sendo então, uma resposta à situação considerada para todos qualquer resposta.
02) A relação entre a felicidade e a filosofia é histórica, a palavra filosofia quer dizer “amor à sabedoria”, e sabedoria, para os gregos, não era apenas saber teórico, mas principalmente prático, que buscava atender ao objetivo supremo da vida humana: a felicidade.
03) Finalidade última é aquela que está por detrás de todas as finalidades mais imediatas e conscientes de uma ação. É o motivo fundamental de uma conduta que traz felicidade. a felicidade, para a filosofia antiga, era a finalidade de todas as ações humanas, mesmo as que pareceriam ruins à primeira vista. Isso porque a motivação de todas ações humanas, no fundo, seriam positivas, já que por meio delas se busca o bem-estar.
04) Para mim felicidade é estar bem comigo mesmo, é me sentir satisfeita, que meu equilíbrio físico e psíquico estejam de acordo, é ficar alegre, é ter amigos, família, um amor, é amar. Felicidade é a combinação de sorte com minhas escolhas.
Conversa Filosófica
01) a- A felicidade é a finalidade última de todos os nossos atos, até mesmo dos “ruins”, pois, no fundo, a intenção última de toda ação ou conduta é positiva. b- Infelizmente, a busca do bem-estar também está por detrás de muitos comportamentos autodestrutivos. Assim, afirmar que a felicidade é a finalidade última de todos os atos não é dizer que todo e qualquer ato traz felicidade. c- Por isso, é importante desenvolver um conhecimento mais crítico sobre o mundo e as