GP AULA 4
OBJETIVOS DA AULA
Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
- Obter uma visão sistêmica das Organizações;
- Tomar conhecimento de um ferramental que permita o desdobramento de suas metas estratégicas nos níveis de processo.
• Estratégia Empresarial;
• Os processos e a cadeia de valor agregado;
• A gestão de processos como diferencial competitivo; • O papel de processos para a implementação da estratégia;
VISÃO ESTRATÉGICA E CADEIA DE VALOR
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Estratégia segundo Mintzberg, trata-se da “Forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados”.
A palavra vem do grego antigo stratègós (de stratos,
"exército", e "ago", "liderança" ou "comando" tendo significado inicialmente "a arte do general") e designava o comandante militar, à época de democracia ateniense.
Atualmente, o conceito de estratégia é uma das palavras mais utilizadas na vida empresarial e encontra-se abundantemente na literatura da especialidade.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL – cont.
De entre os muitos conceitos de estratégia, um dos mais utilizados aquele que a define como o conjunto de planos da alta administração de uma empresa para alcançar resultados consistentes com a missão e os objetivos gerais da organização.
Qualquer que seja a definição, destacam-se algumas palavraschave que sempre a permeiam, entre elas: mudanças, competitividade, desempenho, posicionamento, missão, objetivos, resultados, integração, adequação organizacional, palavras que muitas vezes reduzem a sua amplitude, ao serem empregadas como sinônimos dela.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL – cont.
Apresentam-se em seguida, de forma a dar uma perspectiva geral deste conceito, algumas definições de estratégia vários autores ao logo dos tempos:
• "Estratégia é um conjunto de regras e tomada de decisão em condições de desconhecimento parcial. As decisões estratégicas dizem respeito à relação entre a empresa e o seu ecossistema" Ansoff (1965)