Trabalho De Geografia
JONATHAN VITOR TOMAZ
TRABALHO DE GEOGRAFIA
JUIZ DE FORA 2014
HÉLIO JOSÉ ROSA DA SILVA FILHO JONATHAN VITOR TOMAZ
TRABALHO DE GEOGRAFIA
Trabalho escolar apresentado ao professor Gerson Romero , da disciplina Geografia , do 1° ano do curso técnico integrado em informática .
JUIZ DE FORA 2014
Os movimentos de massa
Assim como todos os corpos, o regolito e todo material desagregado da rocha, devido ao intemperismo da rocha matriz, sofrem uma ação continua da gravidade. Enquanto a rocha que não sofreu intemperismo se torna resistente a essa ação constante, o regolito e o material desagregado são mais suscetíveis à gravidade. Quando ocorre movimento desses materiais em direção a partes mais baixas, dar-se o nome de Movimento de Massa.
Devido a essa constante ação da gravidade sobre esse sistema, as encostas estão em constante evolução. O material que é retirado do topo da montanha é removido a partes mais baixas. Esse movimento pode ser rápido ou devagar (sutil) dependendo das condicionantes da formação das encostas. Quando um material é retirado do ponto original, é transportado e fica em repouso em outro ponto, chamamos esse fenômeno de Erosão .
A água das chuvas é o principal fator de erosão e intemperismo nas encostas. A erosão pluvial provoca desde uma erosão na escala de partículas, a uma escala de encosta .As ravinas e as voçorocas contribuem muito para o movimento de massa nas encostas, devido a um escoamento superficial em lençol que ao longo do tempo da chuva se concentram em filetes de água, formando sulcos, que são chamados de ravinas, que no decorrer do tempo e com a ajuda do escoamento subsuperficial que chegando ao lençol freático, provoca a voçoroca.
São diversas as variáveis que determinam se uma encosta é estável ou