O Trabalho Escravo Contempor Neo
O trabalho escravo de hoje em dia, continua igual ao do descobrimento do Brasil, apenas foi mascarado para ninguém saber que é trabalho escravo. Trabalho escravo é o trabalho forçado que envolve restrições à liberdade do trabalhador. O trabalhador é obrigado a trabalhar, sem receber ou recebendo muito pouco para suas necessidades. A maioria recebe um certo valor, mas são obrigadas a comer, morar e comprar itens necessários de seus patrões, tendo que pagar mais do que recebe, assim ficando endividado e tendo que trabalhar para quitar sua dívida, que nunca será quitada.
Segundo dados da OIT, 20,9 milhões são vítimas da escravidão moderna, seja sexual ou laboral; segundo especialistas, impunidade é principal barreira para erradicação Muitos são forçados a se deslocar de sua região de origem em busca de oportunidades e são aliciados para este tipo de trabalho.
A região do mundo onde estas relações de escravidão estão mais presentes é o sul da Ásia, sobretudo a Índia.1 Apesar das leis, muitos indianos são forçados a trabalhar em regime escravo para pagar dívidas adquiridas por seus antepassados. Da República Popular da China surgem denúncias sobre a existência de campos de trabalho escravo.2
Existem mais de trezentos tratados internacionais pelo fim do trabalho escravo e comércio de pessoas e mais de doze convenções mundiais de combate à escravidão contemporânea. Entretanto, o problema persiste diante da condição de miséria em que vive grande parte da população mundial. O dia 23 de agosto foi instituído pela Unescocomo o Dia Internacional de Lembrança do Tráfico de Escravos e sua Abolição.
Tráfico de pessoas ao redor do mundo
Segundo a adida política do Consulado dos EUA em São Paulo, Kathryn Hoffman, a punição legal dos criminosos é parte indispensável do combate ao tráfico de pessoas e à escravidão contemporânea. Essas ações, entretanto, devem estar centradas na proteção das vítimas, criando soluções de longo prazo, como a