Trabalho De Geografia
Trabalho
De
Geografia
Gabrielly Cristina Candido nº 07 3ºD
Lixo urbano
Introdução
Um dos principais problemas ambientais da atualidade é a grande produção de lixo, pois esse processo tem como consequência a liberação de gases que promovem o efeito estufa e a poluição das águas subterrâneas e superficiais. Esse fenômeno é uma das consequências do aumento populacional nas cidades, da intensificação do modelo consumista, do uso de produtos descartáveis, além do modismo, pois existe uma “necessidade” de se adquirir objetos mais modernos.
Veja a seguir um pouco mais sobre este assunto.
Lixo orgânico
A princípio todo o lixo orgânico é enviado juntamente com o não reciclável, para aterros sanitários, lixões ou usinas de incineração. Mas existe outra finalidade para estes resíduos que é a compostagem.
No lixo orgânico para compostagem deve-se evitar: Gorduras, lacticínios, carne peixe e frutos do mar, cinzas em grande quantidade.
Lixo inorgânico
Lixo inorgânico inclui todo material que não possui origem biológica, ou que foi produzida por meios não-naturais, como plásticos, produtos de metal, vidro, detergentes, etc. A maioria do lixo inorgânico possui um grande problema: demoram muito tempo para serem decompostas, quando simplesmente jogadas ao meio ambiente, quando podem ser decompostas. Plástico, por exemplo, é formada por imensas moléculas contendo milhares de átomos, o que torna difícil a sua digestão por agentes decompositores (bactérias, principalmente). Para solucionar este problema, alguns produtos são biodegradáveis. Outros produtos como metais não podem ser decompostos, acumulando-se com o tempo, a não ser que sejam reciclados.
Lixo químico
São considerados como lixos químicos e tóxicos: pilhas, baterias, termômetros, lâmpadas, agrotóxicos, remédiosvencidos, assim como alguns resíduos industriais e hospitalares, e os demais produtos ou materiais que contenham em sua composição a presença de