Trabalho De Fisiologia Do Sistema Regulador Pronto
Sistema Nervoso
2015
Sinapses
São pontos de união entre as células nervosas e entre estas e as células efetoras (Músculo ou Glândula).
Interneuronais: neurônio – neurônio
Neuromusculares: neurônio – músculo
Neuroglandulares: neurônio – célula glandular
Potencial de Ação
As séries de alterações elétricas no neurônio são a base do impulso nervoso, ou potencial de ação.
Polarização: Caracteriza o estado de repouso do neurônio. Quando o neurônio é polarizado, o seu interior é mais negativo do que o seu exterior; nesse período, nenhum impulso nervoso está sendo transmitido. A célula encontra-se em repouso. Despolarização: Quando o neurônio é estimulado, ocorre uma mudança no seu estado elétrico. No estado de repouso (polarizado), o interior da célula é negativo. Quando a célula é estimulada, o interior se torna positivo, ocorrendo assim a despolarização.
Repolarização Muito rapidamente, o interior da célula novamente se torna negativo; em outras palavras, ele retorna ao seu estado de repouso, sendo esse processo chamado de repolarização. As células não podem ser estimuladas novamente, exceto as repolarizadas. A falta de capacidade da célula para receber outros estímulos até sua repolarização é denominada de período refratário, ou seja, um período sem reação.
+ + + + + + + + - - - - - - - - - - + + + + + +
Neurotransmissores
Neurotransmissoras são substâncias liberadas na sinapse após a chegada de um estímulo elétrico. Eles são produzidos pelas mitocôndrias (localizadas próximas ao botão sináptico) e armazenados em vesículas. A chegada do estímulo elétrico provoca a fusão das membranas da vesícula com as membranas do terminal do axônio (membrana pré-sináptica), liberando os neurotransmissores. Esses se ligam aos receptores, localizados na membrana do neurônio seguinte (membrana pós-sináptica).
Quando estimulados pelos neurotransmissores, os receptores despolarizam a