Trabalho De Geografia
Biomas e formações vegetais
2014
Maxwell C.S
Principais características e suas localizações
Igarapé
2014
Sumario
1. Introdução
2. Biomas
3. Vegetações e formações vegetais
4. Floresta Amazônica
5. Mata Atlântica
6. Cerrado
7. Caatinga
8. Pantanal
9. Taiga
10. Florestas tropicais e subtropicais
11. Savana e Tundra
12. Vegetação litorânea
13. Vegetação de altitude
14. Pradarias
15. Deserto
Introdução
As formações vegetais são associações específicas de vegetais que se desenvolvem de acordo com o tipo de clima, relevo e solo do local em que se situam. A influência do clima é a de maior relevância, havendo uma relação entre a formação vegetal e a região climática característica.
O mapa abaixo identifica a distribuição da biodiversidade, isto é, a variabilidade de organismos vivos de todos os tipos, abrangendo a diversidade de espécies e a diversidade entre indivíduos de uma mesma espécie.
1
Biomas
Biomas são sistemas em que solo, clima, relevo, fauna e demais elementos da natureza interagem entre si formando tipos semelhantes de cobertura vegetal, com as florestas tropicais, florestas temperadas, pradarias, desertos e tundras. Em escala planetária, os biomas são unidades que evidenciam grande homogeneidade na natureza de seus elementos.
Os biomas são: florestas tropicais úmidas, tundras, desertos árticos, florestas pluviais, subtropicais ou temperadas, bioma mediterrâneo, prados tropicais ou savanas, florestas temperadas de coníferas, desertos quentes, prados temperados, florestas tropicais secas e desertas frias. Existem ainda, os sistemas mistos que combinam características de dois ou mais biomas.
Os biomas podem, ainda, ser divididos em biomas aquáticos do qual fazem parte a plataforma continental, recifes de coral, zonas oceânicas, praias e dunas; e biomas terrestres. Os biomas terrestres são constituídos por basicamente três grupos de seres: os produtores (vegetais), os consumidores (animais) e os