Trabalho De Geografia
Introdução:
A pobreza no mundo
A pobreza pode ser entendida em vários sentidos, principalmente:
Carência cogonal ; tipicamente envolvendo as necessidades da vida cotidiana como alimentação, vestuário ,alojamento e cuidados de saúde. Pobreza neste sentido pode ser entendida como a carência de bens e serviços essenciais.
Falta de recursos econômicos; nomeadamente a carência de rendimento ou riqueza (não necessariamente apenas em termos monetários). As medições do nível econômico são baseadas em níveis de suficiência de recursos ou em "rendimento relativo". A União Europeia, nomeadamente, identifica a pobreza em termos de "distância econômica" relativamente a 60% do rendimento mediano da sociedade.
Carência Social; como a exclusão social, a dependência e a incapacidade de participar na sociedade. Isto inclui a educação e a informação. As relações sociais são elementos chave para compreender a pobreza pelas organizações internacionais, as quais consideram o problema da pobreza para lá da economia.
Página 2.
Ao longo da história , os padrões que indicam uma situação de carência apresentaram enorme variação. Na idade média , o analfabetismo de adultos não se revelava um indicador de carência , pois quase todas as pessoas eram analfabetas , inclusive as que pertenciam à pobreza. Da mesma , expectativas vividas inferiores à 50 anos , hoje vigentes apenas entre as populações mais pobres do mundo , eram a regranos países industrializados na primeira metade do século XIX. Não é simples estabelecer critérios para aferir as condições vivida de uma população , mas é sempre verdade que quem não tem oque comer está em situação de carência extrema.
Indicadores de desenvolvimento
Indicadores de desenvolvimento são instrumentos essenciais para guiar e subsidiar o acompanhamento e a avaliação de um progresso voltado para o futuro, transformando informação em políticas públicas sérias de promoção do desenvolvimento.
Página 3.
Quando falamos em desenvolvimento