trabalho de geografia
Há relatos de que o boxe era praticado entre jovens na Creta Antiga, sem uma data específica. Há indícios também que o boxe integrou os Jogos Olímpicos da Antiguidade; na 23ª olimpíada da antiguidade; o primeiro vencedor no boxe foi Onomasto, que foi quem definiu as regras do esporte. Porém, foi na Inglaterra dos séculos XVIII e XIX que o boxe ficou bastante popular; era um combate de rua, lutado com as mãos desprotegidas, marcado pela violência dos golpes. Claro que com o passar do tempo foi adquirindo regras e vestuários apropriados para a pratica de tal. A versão moderna do boxe foi oficializada em 1867, porém foram colocadas em prática apenas em 1872, com as regras de Queensberry: o uso de luvas era obrigatório e o confronto era composto de rounds de três minutos cada. As regras mudaram conforme o passar dos tempos.
Processo histórico do boxe no Brasil
No início do século XX, o boxe era praticamente desconhecido no Brasil. Os poucos praticantes que tinham na época, eram emigrantes alemães e italianos. A primeira luta realizada no Brasil foi em 1913, na cidade de São Paulo, entre um pequeno ex-boxeador profissional que fazia parte de uma companhia de ópera francesa e o atleta Luis Sucupira, conhecido como o Apolo Brasileiro. Apolo por sua vez foi surrado nessa luta e reconheceu que a técnica pode superar a força e tornou-se um grande entusiasta do boxe e seu primeiro grande divulgador.
Porém o boxe teve uma grande divulgação com o marinheiro Góes Neto em 1919. Ele havia aprendito algumas técnicas na Europa e fez algumas exibições no Rio de Janeiro, onde o sobrinho do Presidente¸ Rodrigues Alves se apaixonou pela luta e ajudou com a divulgação do esporte, montando academias e a comissão municipal do boxe, regulamentando a luta no país. Tudo isso entre 1920 e 1921.
Principais regras do boxe Amador e Profissional
As regras podem variar um pouco entre o boxe amador e o profissional;
-Os ringues têm entre 5 m² e 7,5 m²
-A luta