Trabalho de Geografia
Todos os movimentos, do piscar de olhos à corrida dependem do funcionamento muscular esquelético. A atividade física somente pode ser conseguida por meio da força muscular.
Como qualquer outra parte do corpo se não levarmos a sério a funcionalidade dessas cartilagens e tecidos musculares é possível se deparar com lesões ou inflamações de variados níveis.
Conheça um pouco mais sobre os músculos do seu corpo!
Os músculos têm grande participação quando se trata de movimento, pois eles se “comunicam” com os ossos para executar uma ação, contraindo ou relaxando através de estímulos do sistema nervoso central. Existem mais de 600 músculos espalhados pelo corpo humano, desses podemos citar 03 tipos:
Músculo esquelético: É estriado, movimenta os ossos e é de controle voluntário. Existem em maior quantidade e está presente nos bíceps, peitoral, etc;
Músculo cardíaco: Tem estrias, bombeia o sangue por todo o corpo e é involuntário, está presente no coração;
Músculo liso: É involuntário. Como o próprio nome diz é liso, está presente na parede dos vasos sanguíneos e trato digestivo;
O músculo esquelético dispõe de fibras, distribuídas no mesmo agrupamento muscular podendo chegar a mais de 1 milhão de fibras musculares em cada agrupamento, por exemplo no músculo gastrocnemio.
A fibra e a célula muscular não são visíveis a olho nu e cada fibra muscular é fixada ao osso através do tendão com um nervo motor simples formando uma unidade motora, que quando estimulada por um impulso nervoso do cérebro ou da medula espinhal, provoca uma contração muscular.
Existem 03 tipos de fibras musculares:
1 - Fibras musculares Tipo I (Lenta)
Fibras vermelhas de