Trabalho de geografia sobre solos.
Nome: Bruno Corrêa De Pauw Numero: 20 Série: 2 B
Nome: Pedro H. Lima da Rocha Numero: 36 Série: 2 C
Colegio Alfa Umuarama
Resumo do capítulo 3, SOLOS:
O solo é a camada superficial que é constituída de minerais e materia orgânica, o solo é feito da ação conjunta de agente intempéricos sobre as rochas. O principal fator que influencia na formação dos solos é o clima, a influencia do clima se da entre o intemperismo (que pode ser fisico ou químico) que é o início da transformação das rochas em solo, e pela distribuição dos seres vivos pela superfície terrestre causada pelas condições climáticas.
O termo usado para se referir ao conjunto de seres vivos é a Biosfera, que usamos para englobar o conjunto de seres vivos que influenciam na formação dos solos, os mais importantes são: os humanos que agem transformando o solo, as plantas que as raízes penetram o solo, os animais que vivem no interior do solo (como as minhocas e as formigas), e os microrganismos que vivem no interior do solo.
O Formato da superfície da terra, nós chamamos de Relevo, ele é o resultado do choque entre as forças externas (intemperismo, sedimentação, etc) e internas. O relevo, também tem grande influencia na formação do solo determinando a maneira como a água infiltra e passa nas rochas de um determinado lugar.
O último fator que temos que destacar sobre os solos é o tempo, quanto mais antigo o solo é, mais estruturado ele tende a ser, isso podemos ver quando tratamos das camadas do solo.
O uso do solo para nós seres humanos não é apenas um recurso de forma direta, servindo para agricultura e etc, mas sim também de forma indireta como base para a sobrevivência de varios ecossistemas, assim podemos considerar o caso de uma reserva ambiental, na qual seja proibida qualquer prática agrícola, nessa reserva, também estamos usando o solo como recurso, pois ele é fundamental para manter aquele