Trabalho de Genética Humana - Doença de Chron
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO PSICOLOGIA
TRABALHO – GENÉTICA HUMANA
“DOENÇA DE CROHN”
Sorocaba
2013
TRABALHO – GENÉTICA HUMANA
“DOENÇA DE CROHN”
Trabalho apresentado à Universidade Paulista - UNIP de Sorocaba, Graduação em Psicologia, sob a orientação da Profª Adriana.
Sumário
1.
2. INTRODUÇÃO O presente trabalho tem como objetivo determinar uma caracterização da Doença de Crohn.
A doença de Crohn é uma doença inflamatória do intestino. Teve a sua primeira descrição em 1913 por um escocês, Dalziel mas só foi largamente reconhecida em 1932 quando um médico de Nova Iorque, Burril Crohn e dois colegas apresentaram uma série de casos. No entanto, esta doença não tem causa conhecida. Durante o período de inflamação qualquer parte do aparelho digestivo pode ser afetada, contudo as partes mais atingidas são o intestino grosso (cólon) e a parte terminal do intestino delgado (Íleo). A inflamação atinge geralmente toda a espessura da parede intestinal.
Atualmente nenhum tratamento médico é capaz de eliminar a doença, mas em alguns casos, a cirurgia permite um alívio prolongado dos sintomas e uma melhoria da qualidade de vida do doente.
3. A DOENÇA
A Doença de Crohn caracteriza-se por inflamação crônica de uma ou mais partes do tubo digestivo, desde a boca, passando pelo esôfago, estômago, intestino delgado e grosso, até o reto e ânus.
Pode acometer qualquer parte do trato gastrointestinal tendo distribuição assimétrica e segmentada, o que significa que ela afeta apenas segmentos do trato digestivo e não o trato inteiro, e esses segmentos afetados não têm distribuição ou comprimento definidos, sendo então uma doença descontínua. Na maioria dos casos de Doença de Crohn, no entanto, há inflamação do intestino delgado; o intestino grosso pode estar envolvido, junto ou separadamente.
Os principais sintomas apresentados por esta doença são