Método do Valor Presente Líquido
De acordo com Santos (2001, p. 155), “o VPL de um investimento é igual ao valor presente do fluxo de caixa líquido, sendo, portanto, um valor monetário que representa a diferença entre as entradas e saídas de caixa a valor presente.”
Para Helfert (1997, p. 195), a avaliação por este método pondera as compensações do fluxo de caixa entre dispêndios parainvestimentos, benefícios futuros e valores finais em termos de valorpresente equivalente, e permite ao analista determinar se o saldo líquidodesses valores é favorável ou desfavorável, ou seja, determinar a natureza da operação econômica envolvida.
Segundo Kassai et al.(2000, p. 61), o VPL “reflete a riqueza em valores monetários do investimento medida pela diferença entre o valor presente das entradas de caixa e o valor presente das saídas de caixa, a uma determinada taxa de desconto. ”De acordo com Helfert (1997, p. 195), o VPL indica se um investimento, durante a sua vida econômica, atingirá a taxa de retorno aplicada no cálculo
Para avaliar se estes valores são realmente positivos ou negativos, Souza e Clemente (2001, p. 69), argumentam que, “em princípio, nenhum número é bom ou ruim, a menos que possa ser comparado com uma referência”.
Para a análise de decisão por meio do VPL tem as seguintes regras:
a) VPL > 0 – o projeto deve ser aceito
b) VPL = 0 – o projeto é indiferente
c) VPL < 0 – o projeto não deve ser aceito
A fórmula indica que se o VPL for maior que zero, o projeto deve ser implantado, caso não for, ele deve ser rejeitado devido apresentar desvantagens.
Método da Taxa Interna de Retorno – TIR e Taxa Mínima de Atratividade TMA
A taxa interna de retorno avalia a rentabilidade de um projeto de investimento. Segundo kassai et al. (2000, p. 66), ela “representa a taxa de desconto que iguala, num único momento, os fluxos de entrada com os de saída de caixa. Em outras palavras, é a taxa que produz um VPL igual a zero.”
Motta e Calôba (2002, p. 116)