Manual De Coleta Cesar Garcia
FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE PASSOS
MANUAL DE COLETA
Cesar Junior Garcia Dos Reis
PASSOS
2013
Vamos criar um manual para coleta laboratorial. Para isso, será necessário sabermos alguns dados sobre cada exame laboratorial. Quinzenalmente, serão enviados a vocês alguns exames para a pesquisa. (ao final do estágio, vocês poderão encadernar e usar o manual no seu dia a dia).
a) Significado clínico
b) Material (ex: soro, urina, plasma fluoreto, etc)
c) Jejum obrigatório
d) Valores de referência.
e) Instruções de coleta.
1- Acido úrico
a- Significado clinico : O ácido úrico é um metabólito das purinas, ácidos nucléicos e nucleoproteínas. Numerosas doenças, condições fisiológicas, alterações bioquímicas, fatores sociais e ambientais estão associados a elevações na concentração do urato plasmático.
Valores aumentados: A hiperuricemia ocorre na maioria dos pacientes com gota, na insuficiência renal, leucemia, policitemia, mieloma múltiplo, intoxicação por chumbo, cetoacidose, nos tratamentos com citostáticos ou tiazídicos, na síndrome de Lesch-Nyhan, nas hiperuricemias idiopáticas.
O aumento de urato está positivamente relacionado a hiperlipidemia, obesidade, aterosclerose, diabetes mellitus e hipertensão, embora os mecanismos destas alterações ainda não sejam bem compreendidos.
Valores diminuídos: As causas da hipouricemia são pouco freqüentes, ocorrendo na síndrome de Fanconi, doença de Wilson e doenças malígnas como linfoma de Hodgkin e carcinoma broncogênico.
Enquanto drogas como salicilatos, fenilbutazona aumentam a excreção de ácido úrico, outras como o alopurinol interfere na síntese, diminuindo assim sua concentração no sangue
A dosagem do Ácido Úrico no sangue, urina e outros líquidos biológicos é empregada principalmente para avaliar doenças metabólicas genéticas (gota), doenças renais, e patologias como leucemias, linfomas, etc. Fatores como: sexo,