Trabalho de genetica
Polo de Xerém
Genética Molecular I – Professora Janaína
Adriel Santos Lugon
Biofísica
Análise das principais diferenças nos modelos de DNA propostos por Pauling & Corey e Watson & Crick.
Dados históricos:
Modelo proposto por Pauling & Corey
Em Fevereiro de 1953, Linus Pauling juntamente com Robert B. Corey, publicaram um artigo onde propuseram um modelo tridimensional da molécula de DNA. Este modelo consistia em uma molécula com 3 cadeias polinucleotídicas unidas, com os fosfatos voltados para o interior e as bases nitrogenadas situadas no exterior. A estabilidade da tripa-hélice era mantida através de ligações de hidrogênio entre os grupos fosfato, que não apresentariam carga líquida uma vez que estes estariam protonados.
Modelo proposto por Watson & Crick Em Abril de 1953, James Dewey Watson e Francis Harry Compton Crick, publicaram na revista Nature, um artigo simples porém muito completo acerca do modelo Dupla-hélice da molécula de DNA proposto por eles. Perceberam então que as adeninas se pareavam somente com as timinas, e as guaninas somente com as citosinas (Erwin Chargaff, 1950) e que estes pares se igualavam em tamanho. Logo, o diâmetro da dupla hélice permaneceria constante ao longo de toda a molécula. Definiram então que as duas fitas seriam ligadas por pontes de hidrogênio entre os pares de bases nitrogenadas, que por sua vez estariam voltadas para o interior da molécula enquanto os fosfatos carregados negativamente estariam voltados para o exterior. Estabilizando assim a dupla fita.
Discussão: Existem algumas diferenças muito significativas entre os dois artigos analisados. Entre elas, alguns erros no artigo de Pauling & Corey que foram retificados por Watson & Crick. O principal erro encontrado no artigo de Pauling & Corey está relacionados com os grupamentos fosfato protonados voltados para o interior da molécula. Em pH fisiológico não