Trabalho de genética
3º Ano “C” – Ensino Médio.
Trabalho Avaliativo de Genética.
Tema do trabalho Traços dominantes e recessivos em seres humanos.
Professor: André Guimarães Machado.
INTRODUÇÃO:
As relações de dominância e recessividade se estabelecem em células diploides (2n), na espécie humana em células somáticas, por meio de genes alelos semelhantes ou distintos, ou seja, células que possuem bagagem cromossômica duplicada, formada por cromossomos homólogos, um de origem materna e outro paterna. Contendo em seus segmentos informações que codificam diferentes ou semelhantes padrões para uma mesma característica.
Objetivos do trabalho:
Levar aos alunos o entendimento que as nossas características hereditárias são graças aos traços dominantes e recessivos de nossos pais e que estes foram herdados de seus progenitores.
Mostrar que ao acaso herdamos uma ou outra característica graças as descobertas de Mendel sobre os GENES e que estes aparecem aos pares e que podem estar ao acaso em heterozigose ou homozigose e serem dominantes ou recessivos são devido a sua carga e proporção genética.
PROCEDIMENTOS PARA O TRABALHO: • Cada grupo confeccionará 2 (dois) cartazes, com exemplos, mostrando alguns traços de dominância ou recessividade ocorrida nos seres humanos.
Grupo 1:
Cor dos olhos (olhos escuros e claros).
O gene para os olhos escuros é dominante enquanto que o gene para olhos claros é recessivo;
Laminação de Língua
Se você pode enrolar as bordas laterais de sua língua juntos, então isso significa que você herdou um traço dominante. Aqueles que são incapazes de fazê-lo estão expressando herança de gene recessiva para laminação língua.
Grupo 2:
Cabelo encaracolado Natural.
O gene para o cabelo naturalmente encaracolado é dominante e do gene para o cabelo reto é recessivo. (Será que isso quer dizer que tenho um gene dominante e outro recessivo, que resultou no meu cabelo ondulado? Interessante).
Anexo lóbulo da orelha