Trabalho de genetica
Nesse livro, Darwin apresenta evidências abundantes da evolução das espécies, mostrando que a diversidade biológica é o resultado de um processo de descendência com modificação, onde os organismos vivos se adaptam gradualmente através da selecção natural e as espécies se ramificam sucessivamente a partir de formas ancestrais, como os galhos de uma grande árvore: a árvore da vida. Darwin já suspeitava que os gametas sofressem ação de fatores geradores de variabilidade. Apoiava esse ponto de vista nas observações de alterações nos aparelhos reprodutores de alguns animais em cativeiro. Porém, ele percebeu que havia mais variação no estado doméstico que no estado selvagem. Enunciou também que o hábito influenciava as características presentes nos organismos.
1859- Ervilhas de Meldel: Gregor Mendel descreve suas experiências com ervilhas mostrando que a hereditariedade é transmitida em unidades separadas. Quando cruzou linhas purificadas com cada outra, observou que as características da prole mostraram consistentemente uma relação de 3 a 1 na segunda geração. Por exemplo, para aproximadamente cada 3 plantas altas, uma seria curta; para aproximadamente cada 3 plantas com ervilhas amarelas, uma teria ervilhas verdes. Mais adiante a procriação mostrou que alguns traços são dominantes (como alto ou amarelo) e outros recessivos(como curto ou verde). Ou seja alguns traços podem mascarar outros. Mas os traços não se misturam: são herdados dos pais como unidades diferentes e permanecem distintos. Além disso, os traços diferentes - como a altura e a cor da semente - são herdados independentemente um ou outro.
1879- A mitose é observada:
Walter Flemming descreveu o comportamento do cromossomo durante uma divisão célular animal. Flemming foi um dos primeiros citologistas e o primeiro a detalhar como os cromossomos se movem durtante a mitose, ou divisão celular. mas ele interpretou erroneamente evidências de mitose como anormal nas