Gabriela análise
Cravo e Canela
IFCE
Nome: Thaís Carvalho de Abreu
P VI Química
Fortaleza, CE
2014
Gabriela, cravo e canela – Jorge Amado
Bibliografia
Jorge Amado nasceu em 10 de agosto de 1912 e faleceu em 6 de agosto de 2001.Com apenas 14 anos, começou a trabalhar nos jornais da capital baiana. Mesmo sendo formado em Direito, nunca realizou sua profissão de advogado. Envolveu-se com a política ideológica, tornando-se comunista, como muitos de sua geração. São temas constantes em suas obras os problemas e injustiças sociais, o folclore, a política, crenças e tradições, e a sensualidade do povo brasileiro.
Principais obras:
Gabriela cravo e canela
A morte e a morte de Quincas Berro d’Água
Tenda dos Milagres
Capitães de Areia
Jubiabá
Dona Flor e seus dois maridos
Resumo do enredo
Gabriela, Cravo e Canela é um enredo linear.
A história tem como cenário a cidade de Ilhéus no ano de 1925. A trama mostra Mundinho Falcão, um jovem carioca que veio habitar em Ilhéus, onde enriqueceu como exportador. Ele tem a intenção de acelerar o desenvolvimento da cidade, melhorando os portos e derrubar o coronel Bastos, um governante com pensamentos ultrapassados, sem visão para o progresso. Nacib é um sírio, dono do bar Vesúvio, onde muitas pessoas da cidade vão apreciar sua comida, mas ocorreu um problema, sua cozinheira partiu para morar com o filho no dia em que ele precisa entregar um jantar para 30 pessoas. Então ele encomenda o jantar de um par de gêmeas careiras, quituteiras de mão cheia, mas passa toda a tarde atrás de uma nova cozinheira. Até que aparece Gabriela, uma retirante que se estabelece em Ilhéus para ser cozinheira ou doméstica.
Nacib fica encantado com a moça e logo a contrata, vendo que ela é uma excelente cozinheira. Os dois acabam tendo um romance. Em uma manhã o coronel Jesuíno flagrou sua esposa, Sinhazinha, na cama com o dentista Dr. Osmundo, matando os dois em seguida.
Toda a cidade comentava a morte dos