Trabalho de Generos textuais.
Gêneros textuais são tipos específicos de textos de qualquer natureza, literários ou não. Modalidades discursivas constituem as estruturas e as funções sociais (narrativas, dissertativas, argumentativas, procedimentais e exortativas), utilizadas como formas de organizar a linguagem. Dessa forma, podem ser considerados exemplos de gêneros textuais: anúncios, convites, atas, avisos, programas de auditórios, bulas, cartas, comédias, contos de fadas, convênios, crônicas, editoriais, ementas, ensaios, entrevistas, circulares, contratos, decretos, discursos políticos, histórias, instruções de uso, letras de música, leis, mensagens, notícias.
Romance É um tipo de história longa e complexa, com várias personagens. Caracterizado por livros, eles permitem que o leitor se aprofunde na trama e conheça bem cada um dos protagonistas dela. Dentro de um romance podem existir histórias secundárias que ajudam a compor o caráter e a personalidade das personagens ou ajudam no entendimento do que se passa na história.
Exemplo de Romance: Romeu e Julieta.
Fábula Assim como os Contos, são estórias curtas, menores que novelas (que são longas). E são, grosso modo, histórias fantásticas cujos personagens são animais, os quais sentem agem e pensam como os seres humanos, recurso literário conhecido como antropomorfizarão. As fábulas, por ser uma das mais antigas maneiras de contar histórias edificantes, expressam e veiculam uma norma de conduta (moral da história) para sintetizar a essência humana, suas emoções e sentimentos. Contêm um fundo moral para a educação humana e criticam os valores da nossa sociedade.
Exemplo de Fábula: O Leão e o Rato
Certo dia, estava um Leão a dormir a sesta quando um ratinho começou a correr por cima dele. O Leão acordou, pôs-lhe a pata em cima, abriu a bocarra e preparou-se para o engolir.
- Perdoa-me! - gritou o ratinho - Perdoa-me desta vez e eu nunca o esquecerei. Quem sabe se um dia