Estudante
Características estáticas e dinâmicas de um SCR.
Objetivos Montar os circuitos básicos do SCR utilizando transistores PNP e NPN e verificar o seu funcionamento, e em outro circuito a ser montado com SCR deveremos levantar as características do mesmo.
Material utilizado - Circuito equivalente de um SCR com Transistores:
2 x resistores de 1KΩ;
1 x led vermelho;
1 x resistor de 10kΩ;
1 x transistor BC 337 – NPN;
1 x transistor BC 327 – PNP;
Fontes de alimentação;
Protoboard e fios;
Multitestes;
- Características gerais do SCR:
2 x resistor de 470Ω 10W;
1 x resistor de 1kΩ 1W;
1 x SCR TIC 106;
Ferro de solda;
Fontes de alimentação;
Protoboard e fios;
Multitestes;
Procedimento Experimental
Modelo com Transistores:
Na figura abaixo, visualizamos um circuito que simula o funcionamento do SCR utilizando transistores, 1 PNP e 1 NPN.
Montamos o circuito com a chave aberta e com alimentação VCC=+15 volts. O LED ficou apagado. Anotamos os valores medidos conforme tabela acima.
Ao fecharmos a chave o LED acendeu e, ao abrirmos a chave o LED permaneceu aceso. Observamos que os transistores funcionam como uma malha de realimentação positiva que após a chave ser fechada mantém os transistores conduzindo mesmo após abrirmos a chave.
Características Gerais do SCR:
Posteriormente montamos o circuito abaixo com o SCR.
Iniciamos aplicando uma tensão de VS = 0 e VGS = 0. Após, a tensão VGS foi mantida em 0 e a tensão de 20 volts aplicada a VS.
Como não tem tensão no gatilho, o mesmo não dispara e assim, o SCR não conduz. Isto foi observado ao medirmos a corrente IA que passa pelo SCR e verificarmos que a mesma ficou em praticamente 0 ampéres.
A seguir encostando um ferro de solda no SCR, observamos novamente a corrente através do SCR. Desta vez verificamos que a corrente agora medida foi de 41,05 mA. Desta forma observamos que o SCR foi disparado pelo aumento da temperatura e a corrente que atravessa o