Trabalho de física
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA DE MINAS GERAIS
História da disputa entre Huyghens e Newton
João Carvalho de Almeida –EST3B
Belo Horizonte
2010
Newton x Huyghens
[pic] [pic] Newton Huyghens
Desde a antiguidade alguns filósofos gregos acreditavam que a luz fosse constituída de pequenas partículas, propagandodo-se em linha reta com velocidade muito grande. Estas idéias prevaleceram durante vários séculos até que, por volta de 1500, Leonardo da Vinci, percebendo a semelhança entre a reflexão da luz e o fenômeno do eco, levantou a hipótese de que a luz, como o som, poderia ser um tipo de movimento ondulatório.
Estas duas concepções sobre a natureza da luz deram origem, no século XVII, a duas grandes correntes do pensamento cientifico: uma delas, liderada por Newton, favorável a idéia que a luz era constituída de partículas (modelo corpuscular da luz) e a outra, tendo a frente o físico holandês C. Huyghens, defendendo a hipótese de que a luz seria uma onda (modelo ondulatório da luz). Esta diferença de pensamento gerou uma intensa polemica entre esses dois grandes cientistas, e se tornou celebre na historia da física. O esclarecimento dessa disputas só teve fim no século XIX, onde os dois cientistas já aviam morrido.
Newton tentando justificar seu modelo corpuscular, chama a atenção para o fato de que pequenas esferas, colidindo elasticamente contra uma superfície lisa, são refletidas de tal modo que o ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão, exatamente como acontece com a luz. Portanto em relação ao fenômeno de reflexão, é valido considerar um feixe de luz como constituído por um conjunto de partículas que se refletem elasticamente ao encontrarem uma superfície lisa.
Outra constatação feita por Newton foi que de acordo com o modelo corpuscular, a velocidade da luz na água deveria ser maior do que no ar. Naquela época não eram conhecidos métodos capazes de