Trabalho de física - instalações residenciais
Instalação elétrica
Alunos: Guilherme Olivo, Gustavo Olivo, Kevin Intrizai, Paulo Cristiano.
Série: 3°4.
Professor(a): Nair Palhano.
O que é uma Instalação elétrica residencial. Toda casa para utilizar de seus aparelhos eletrônicos necessita de uma instalação elétrica, essa eletricidade é transportada até nossa casa através dos postes de eletricidade que vemos por toda a cidade. Apesar de muitos acharem que uma instalação residencial é complexa e difícil de ser feita, é totalmente o contrário, uma instalação residencial consiste em transportar a eletricidade do poste até um circuito de distribuição, e ligar todos os circuitos terminais como tomadas, bocais de lâmpadas, chuveiros ao quadro de distribuição, como veremos no desenho abaixo:
Circuitos Terminais Elétricos. De nada adianta ter uma instalação elétrica se não tivermos instalado os terminais elétricos, que são nada mais que as tomadas, bocais para lâmpadas, apagadores de luz, etc. Todos estes terminais devem especificar se sua voltagem é 110V ou 220V, caso o contrário ao ligar um aparelho eletrônico ao terminal o aparelho irá queimar. Na figura abaixo vemos os diferentes tipos de terminais elétricos:
Como evitar choques elétricos.
Para evitarmos choques elétricos, ao ser construída, a casa recebe um sistema de aterramento elétrico. A terra, por apresentar o mesmo potencial em todos os pontos sob condições normais, pode ser considerada o potencial neutro ou zero, ou seja, quando vem a ocorrer algum problema ou defeito na parte elétrica de um equipamento que está corretamente aterrado, a corrente elétrica escoa para o solo evitando o choque elétrico, assim como na imagem abaixo:
Como ocorre um curto-circuito. O curto-circuito ocorre quando há contato entre condutores energizados pela rede elétrica, Assim a mesma intensidade de corrente que sai do gerador, percorre o circuito chegando ao receptor do gerador com