O uso do DR
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
A IMPORTÂNCIA DO USO DO DISPOSITIVO DE PROTEÇÃO A CORRENTE DIFERENCIAL RESIDUAL (DR) NAS CONSTRUÇÕES.
CURSO: Engenharia Civil Professor TIDIR: Guilherme Maciel Araújo
Carlos Alberto Raimundo, Cintia Soares de Oliveira, Élida Cristina Silva Dutra, Georgitown Luis Amaral Campos, Janderson Coelho, Nilton Barbosa de Jesus.
Resumo: Na construção civil as instalações elétricas devem preceder de planejamento e segurança as pessoas, visando garantir proteção á vida e integridade física. O DR – Dispositivo Diferencial residual é um aliado para garantir segurança e proteção, funcionando como um protetor contra choques elétricos e seus efeitos nocivos, porém é pouco difundido e pouco utilizado nas construções civis. As normas estabelecidas para as instalações elétricas torna o uso do dispositivo obrigatório desde 1997 para áreas molhadas de construções residenciais e em prédios de utilização pública.
Palavras - chave: DR. Proteção. Choque elétrico.
1. Introdução A necessidade que o homem tem de utilizar a energia elétrica em seu cotidiano é cada vez maior. Sendo a eletricidade uma fonte muito grande de perigo, seus danos por uma má qualidade do serviço pode causar sérias consequencias físicas e até mesmo a morte de pessoas se não forem tomados cuidados específicos e adequados. Portanto, toda instalação elétrica deve ser executada por um profissional qualificado e supervisionada por um profissional legalmente habilitado FUNDACENTRO (2001). Em função da periculosidade de seus efeitos à saúde causados pelos choques elétricos destaca-se a importância do uso de dispositivos de proteção para minimizar ou evitar acidentes envolvendo a sua instalação e manuseio. O DR protege contra tais efeitos nocivos através da detecção de correntes de fuga e desligamento do circuito, possui faixas de corrente de 25, 40, 63 e 125 A, para correntes de fuga de 30 a