trabalho de fisica
Vamos considerar um corpo de massa m e volume V. Podemos, matematicamente, definir a densidade desse corpo através da seguinte relação:
Na equação acima, observe que V é o volume total do corpo, seja ele maciço ou oco, como mostra a figura da bola de vôlei acima. Caso o corpo analisado seja maciço e homogêneo, como, por exemplo, um cubo de metal, ou um tijolo, a densidade pode ser chamada demassa específica – sendo representada pela letra grega mi (µ) – do material do qual é feito o corpo.
No Sistema Internacional de Unidades, a unidade de massa específica ou densidade é o kg/m3, mas frequentemente são usadas as unidades g/cm3 e kg/L. Portanto, podemos escrever:
Não podemos nos esquecer de que, de acordo com os estudos da Termologia, a densidade de uma substância varia com a temperatura, e no caso dos gases varia também com a pressão.
Densidade relativa
Vamos considerar dois materiais, ou corpos, A e B. Denominamos densidade de A em relação a B (dAB) como o quociente.
No caso de materiais sólidos e líquidos, geralmente tomamos como referência (B) a água, à temperatura de 4°C. No caso dos gases, em geral tomamos o oxigênio como referência, a 0°C e ao nível do mar. De acordo com a equação acima, podemos observar que a densidade relativa não possui unidade, ou seja, a densidade relativa é adimensional.
pressão
Na Física, a pressão é uma grandeza que quantificada através da razão entre a força (F) e a área (A) da superfície em questão, onde a força é aplicada. É possível determinar a pressão através de alguns intrumentos, entre eles o manômetro, o barômetro, o piezômetro e o vacuômetro.
Segundo o Sistema Internacional, a pressão é medida na unidade N/m² (Newton por metro quadrado), unidade igualmente conhecida como pascal. Existem