Trabalho De Filosofia
Escola Estadual Três Poderes
Nomes: Kethelin de Jesus Andrade N°: 17
Stéfany de Araújo LimaN°: 30
Thais Diniz A. SilvaN°: 35
Turma: 3° ano Azul/C
Demócrito:
1- O que levaram os seres humanos a viverem em sociedade?
R.: Os homens das gerações primitivas eram constantemente agredidos pelas feras, quando colhiam as ervas e os frutos que só as árvores produzem. Com essa realidade decidiram se ajudarem e se reunir em sociedade.
2- Como o convívio em sociedade contribuiu para o desenvolvimento das línguas?
R.: Com a união deles veio a necessidade de se comunicar, aos poucos foi designada expressões parra cada objeto.
3- Como Demócrito explica a existência de diferentes línguas?
R.: Ele explica que tais agrupamentos de homens se formaram em toas as regiões habitadas da terra, não pôde existir uma língua se igual som para todos, pois cada um daqueles grupos combinou os vocábulos, ao acaso, pois são variadíssimas as características das línguas.
4- Em que a explicação de Demócrito se diferencia do mito judaico-cristão da origem e diversidade das línguas?
R.: No mito judaico-cristão ele fala da torre de Babel e que Deus dividiu os grupos de homens em línguas diferentes para que eles não se entendessem, tal ato de deus para “punir” os homens.
Rousseau:
5- Como Rousseau explica a origem das línguas?
R.: Segundo Rousseau a origem das línguas se deu através de necessidade de mostrarem os primeiros gestos e suas paixões.
6- Em que a explicação de Rousseau sobre a origem das línguas e a formação das primeiras sociedades se diferencia da explicação de Demócrito?
R.: Segundo Demócrito o medo e a necessidade de sobrevivência, os levaram a se comunicar pela primeira vez, mas segundo Rousseau teve origem nas necessidades morais, nas paixões.
7- Qual é a primeira função que Rousseau atribuiu á língua?
R.: Segundo Rousseau a sua função e, para comover um jovem coração, para afastar um agressor injusto, a natureza dita inflexões, jeitos e gemidos.
8- Rousseau enaltece