Ap II Diversidade
Disciplina: Diversidade Étnica- Cultural
Tutor: Érica Tonietti de Oliveira
Aluno (a): Aline Cruz da Silva
Data de entrega: 13/09/2015
As teorias antropológicas nos auxiliam no estudo nas diversas formas de manifestação cultural do ser humano, e no meio em que vivem.
Dentre as teorias culturais temos: O Funcionalismo, Estruturalismo, Difusionismo, e o Evolucionismo.
São as ferramentas utilizadas pelos antropólogos, possibilitaste ter assim o conhecimento de outras ciências com o objetivo de reconstituir o passado cultural humano.
As culturas funcionariam como instrumentos de padronização de comportamentos que permitiriam uma vez transmitidos socialmente, adaptar o homem a um determinado modo de vida, o que envolveria os mais variados âmbitos da vida social, desde o econômico, até o político-ideológico, o mágico-religioso.
Em contrapartida a poligênica defendia que existiam varias formas de evolução, mas não de forma autoritária que supunha que uma deveria se render a outra, mas que cada lugar tinha suas diferentes formas de agir, em diferentes locais, com diferentes visões, sem submissão.
Já o difusionismo veio para contrariar as idéias de Darwin e seu evolucionismo, época em que houve uma grande tensão na Europa por conta destas questões.
Considero que a teoria Relativista, ainda dentro do Difusionismo e voltada à ele, foi um alívio para os pensadores, pois Franz Boas conseguiu mesclar as duas teorias anteriores propondo que o mesmo fenômeno tem sentidos variados em cada cultura.
No Funcionalismo, os antropólogos pregavam a queda do evolucionismo e o detrimento do eurocentrismo. Nesta corrente, os estudiosos defendiam que as necessidades biológicas determinavam as necessidades culturais do homem, deixando também de lado a “superioridade” dos valores europeus, não tendo preconceito com os outros povos e suas culturas.
Noto no Estruturalismo uma excelente resposta às demais teorias, que apesar de suas diferentes abordagens e pontos de