Trabalho De Filosofia
Hegel nasceu em 1770, em Stuttgart, na Alemanha, e faleceu vitimado por cólera, em 1831, em Berlim. Em vida, viajou pela Holanda, Bélgica, Áustria e França. Era filho de funcionário público e cursou Teologia num seminário protestante. Foi casado com Marie Von Tucker, mais nova que ele 22 anos. Teve com ela dois filhos: Karl, que foi um historiador e Immanuel, teólogo. Ludwig era filho natural trazido de Jena. Em 1796, mudou-se para Frankfurt – Alemanha, onde estava o seu amigo Hölderlin, o qual, em decorrência de questões amorosas, foi acometido pela loucura, deixando Hegel bastante deprimido. Com o intuito de curar-se deste mal, Hegel dedicou-se com afinco à elaboração de resumos sobre obras filosóficas, históricas e políticas, incluindo, ainda, artigos de jornais ingleses. Foi professor de Filosofia na Universidade de Jena, em 1801; professor extraordinário em Lena, 1805; professor da Universidade de Heidelberg, 1816 e Reitor da Universidade de Berlim, em 1818, instituição onde permaneceu até sua morte.
Conclusão
Hegel superou as explicações teológicas do Estado; colocou o homem e a razão na condição de sujeito e formulou e ofereceu a Dialética e seus princípios. Suas contribuições ao conhecimento transcenderam suas próprias formulações teóricas e subsidiaram as elaborações de Marx que, “embora não seja um hegeliano, seria impensável sem Hegel”.
Introdução
No texto ora apresentado discorremos sobre o legado do pensamento hegeliano, em particular, a maneira revolucionária como concebia o conhecimento e o Estado. Nossa intenção é trazer os autores clássicos para o debate contemporâneo, submetendo seus argumentos a uma análise crítica quanto à consolidação das principais bandeiras revolucionárias do pensamento liberal, explicitando os limites conceituais e históricos desse processo, na perspectiva da emancipação humana.·.
Hegel dialética e idealismo; estado moderno e liberdade.
É com George Wilhem