Trabalho de filosofia
As Aulas Sobre a Vontade Saber de Michel Foucault é uma junção de aulas datadas de 1970-1971 ministradas por Foucault no Collège de France que articula reflexões a respeito de temas como vontade de saber,conhecimento, verdade, poder,pureza, entre outros. Em torno disso, o presente trabalho tentará articular alguns dos conceitos apresentados nas aulas com a experiência histórica,metodológica e prática do Serviço Social dentro do contexto capitalista,segundo uma ótica marxista,já que esta vertente é a que,atualmente, serve de base metodológica para o curso.
Na aula do dia 9 de Dezembro, Foucault vem trazer uma reflexão que Aristóteles faz sobre a natureza do saber. Para este, todos os homens tem em sua nbatureza o desejo pelo saber, se assim não fosse, não existiria prazer causado pela sensação de saber, de obter o conhecimento através contemplação do objeto ou fenômeno em sua natureza. O prazer,portanto, advém da experiência de conhecer e saber a partir da contemplação das coisas em seu estado natural,puro, que permite chegar a verdade sobre o que se está querendo conhecer.
Dessa forma, Foucault vem problematizar a questão de que a prova para esse discurso Aristotélico, não vem só através de um sinal ,mas refere-se também a prova, ao testemunho, ao que se manifesta. Este ponto que se relaciona com a comprovação da verdade através de um testemunho ,por exemplo, casa com a perspectiva conservadora que existiu no Serviço Social do seu surgimento até meados dos anos 1990, com a aplicação da metodologia do Serviço social de caso,grupo e comunidade. Essa metodologia implicava no conhecimento da verdade da situação –problema, por meio não só de entrevistas com o indivíduo, mas com seus familiares e investigações no seu meio de convívio, a fim de atestar, por meio da fala de outros e da junção de fatos, a verdade.
Essa metodologia implica em tratar a situação em uma âmbito particular, individualizando a questão que é