Trabalho De Filosofia
A concepção cientifica de Platão baseia-se na teoria das ideias. Para ele, a razão tem dificuldade em atingir o verdadeiro conhecimento por causa da deformação que os sentidos inevitavelmente provocam. Por esse motivo, cabe á razão depurar os enganos, para que os possa ter a verdadeira contemplação das ideias. O propósito de Platão é elevar o conhecimento da simples opinião até a ciência, o conhecimento do ser verdadeiro.
Aristóteles - física
Aristóteles discípulo de Platão, recusou o mundo separado das ideias platônicas, voltando-se para a realidade concreta. Tampouco deu continuidade á valorização da matemática como instrumento indispensável para alcançar a ciência, porque a matemática só nos diz sobre a quantidade, mais não explica a natureza das coisas.
A física aristotélica O termo grego phýsis, que traduzimos por “física” significa propriamente “natureza” por isso não deve ser confundido com o que hoje entendemos pela ciência de mesmo nome. Refere-se a tudo o que atualmente denominamos física, biologia, química, geologia etc.. ou todos os seres da natureza em movimento.
Ptolomeu – geocentrismo
O matemático, geômetra e astrônomo Cláudio Ptolomeu foi uma das ultimas grandes personalidades de Alexandria, já no século II da era cristã. Sua obra Almagesto representa o mais importante referencial da astronomia geocêntrica da antiguidade, que exerceria influência durante toda a idade média até ser contestada por Copérnico e Galileu.
Galileu Galilei – Astronomia
A aplicação do método experimental na prática científica por Galileu Galilei representou uma verdadeira revolução: a ciência rompia com a filosofia aristotélico-escolástica e buscava novos caminhos com a utilização do método experimental, o renascimento das ciências no século XVII não constituiu uma simples evolução, mas uma verdadeira ruptura que implicou outra concepção de saber. Por meio de método experimental, Galileu fez a descrição