Trabalho De Filosofia
Grupo:
Carolina Castro
Aline Monte
Phillipe Freire
Curso: Psicologia
Turma: A, Matutino
Questionário da página 49
1. Caracterize o contexto do surgimento da sofística.
Os sofistas surgem exatamente nesse momento de passagem da tirania e da oligarquia para democracia, eles são conselheiros que serviam para ajudar os governantes da época com seus conhecimentos, com isso eles foram responsáveis para preparar os cidadãos para a vida política da época.
2. Qual a importância da discussão e da argumentação nesse contexto?
Os sofistas foram, portanto filósofos e educadores, além de mestres de retórica e da oratória, embora este papel lhes seja negado por Platão.
3. Como se pode entender a retórica e a oratória como artes de discurso?
A retórica e a oratória e a arte de falar e se constitui nos discursos argumentativos e até hoje ainda é utilizadas em várias áreas e estudadas pelos filósofos contemporâneos.
7. Como podemos situar Sócrates nesse mesmo contexto do séc. V a.C. em oposição aos sofistas?
Sócrates se opunha aos sofistas, pois eles vendiam seus ensinamentos e se diziam conhecedores da verdade, já Sócrates já tinha a convicção de que ninguém poderia ser mestre dos outros e que ninguém era conhecedor da verdade e que cada pessoa tinha que se conhecer primeiramente e não ser ensinado sobre as “verdades” que os sofistas diziam saber.
8. Qual o sentido do método de análise conceitual socrático?
Sócrates questiona o interlocutor (a pessoa que ele faz a pergunta), de modo que a pessoa possa se auto questionar, assim o filosofo não seria o dono da verdade e sim um auxiliar para que o próprio interlocutor possa encontra em si a resposta para o que está procurando.
9. O que significa a maiêutica socrática?
A maiêutica consiste em fazer perguntas e analisar as respostas de maneira sucessiva até chegar à verdade ou contradição do enunciado. Ela estimula o pensamento a partir daquilo que