Margem
MARCELO SANDON DE OLIVEIRA
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA II
TRABALHO 5
JAQUELINE OLIVEIRA DE MOURA RA 030454 5C
19/03/2015
MARGEM BRUTA
A margem bruta apresenta quanto à empresa obtém de retorno das vendas, retirando os custos das mercadorias vendidas e serviços prestados. A margem bruta representa quanto sobra após considerar estes custos.Quanto maior a margem bruta, maior a rentabilidade das vendas.
MB = LB / VL
MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO
A margem de contribuição consiste no quanto a empresa tem para pagar as despesas fixas e gerar o lucro líquido. Por isso o nome contribuição, esta margem contribui para o pagamento dos custos fixos e lucro desejado.Margem de Contribuição é a diferença entre o preço de venda e os gastos variáveis de cada produto. MC = VALOR DAS VENDAS – (CUSTOS VARIÁVEIS + DESPESAS VARIÁVEIS)
MARGEM DE LUCRO
Margem de lucro é a porcentagem adicionada aos custos totais, de um produto ou serviço, formando o preço final da comercialização e definindo a porcentagem de lucro que a empresa terá em cima daquela venda.A margem de lucro está relacionada com a formação de preços e com a lucratividade da empresa em relação ao investimento realizado.
ML= PREÇO DE VENDA – PREÇO DE CUSTO / PREÇO DE VENDA
MARGEM DE SEGURANÇA
A margem de segurança é um indicador estático do risco econômico de exploração. É este indicador que nos dá a porcentagem do volume de atividade efetivamente praticada para além do ponto crítico. Para calcular a margem de segurança temos de conhecer sempre, previamente, o ponto crítico das vendas (em valor, ou em quantidade).Só tem sentido calcular este indicador quando a empresa já apresenta lucro, ou seja, já passou os valores apresentados pelo ponto crítico das vendas.
MS = [(Qr – Q*) / Q*] x 100
MS = [(Vr – V*) / V*] x 100
MS = [(M – CF) / CF] x 100
MARGEM SOBRE AS VENDAS
O preço de venda é o somatório de vários itens de custos e despesas nas empresas. Ou seja, o