trabalho de Filosofia
1. Fale sobre as modalidades de pensar: do senso comum, filosófica e científica.
Resposta:
Senso comum: É uma modalidade de pensar obtida a partir das experiências e saberes construídos por uma comunidade. Ou seja, não é necessário que haja um parecer científico, é algo informal, um conjunto de crenças repassadas entre as gerações para todos os indivíduos.
Cientifico: É uma modalidade de pensamento que tem sua veracidade conhecida através dos experimentos. É obtido a partir da racionalidade e aplicação de metodologias para descrever e comprovar a realidade a partir dos fatos e experiências. Buscando bases sólidas e justificativas exatas, após análises e controle que garantem uma informação mais segura.
Filosófica: É um entendimento elaborado a partir de especulações. O pensar filosófico está entre o senso comum e o científico, ele usa a razão para questionar as explicações passadas de geração em geração, para que a partir daí as especulações virem experimentos para os intelectuais. É fruto do raciocínio.
2. Explique o procedimento do pensar filosófico na produção de sentido da realidade.
Resposta: No pensar filosófico não existe um estilo metodológico que apresente uma diversidade de procedimentos para interpretar e expressar o sentido da realidade. Na verdade, a realidade deve-se ao trabalho da razão para questionar e explicar os problemas da vida e ter a capacidade de discernir entre o certo e errado.
3. Em sua opinião, qual é a diferença da postura dos sofistas e a postura dos filósofos?
Resposta:
Os sofistas defendiam o seu pensamento particular e suas próprias opiniões contrárias, para alcançarem seu espaço. Quando necessário, mudavam a argumentação sem comprometer a sua intenção. Usam a sabedoria infalível para vender suas alusões de prosperidade e fazer parecer certo e verdadeiro. Usam o poder de persuasão para convencer.
Os filósofos prezavam pelo discurso verdadeiro, que expressasse o ser em sua essência. É