Trabalho de Filosofia - Sócrates e Sofistas
A filosofia surgiu entre os séculos VIII e VI, na Polis; as cidades eram governadas pelos próprios cidadãos, que se encontravam em praças públicas para debaterem e tomarem decisões, logo, a razão começou a tomar o lugar do mito.
O mito era usado para explicar tudo o que as pessoas não sabiam ou não tinham controle (exemplo: o porque de algumas cidades serem inundadas por chuvas, enquanto outras tinham um clima ótimo para plantação – usavam o argumento de que “aquela cidade não respeitava os deuses, que ficaram bravos e os puniram”).
A filosofia é o contrário disso: busca explicações para tudo e não se contenta com qualquer resposta ou a ignorância, está sempre questionando tudo.
2) Cite e explique duas das principais características dos filósofos pré-socráticos e o porquê de Sócrates ser considerado um marco na história da Filosofia.
Todos os filósofos pré-socráticos se preocupavam muito em entender a natureza do mundo e tentavam encontrar um elemento que explicasse e formasse tudo. Sócrates se preocupava mais em conhecer e entender o ser humano, tentando buscar respostas que fizessem a vida dos homens mais feliz e completa.
3) Diferencie a prática filosófico-educacional de Sócrates da dos sofistas.
Os sofistas diziam saber tudo, e cobravam certo preço para ensinar o assunto que a pessoa desejasse, e se consideravam ótimos no quesito de convencer as pessoas, e tentavam passar isso para seus “alunos”. Sócrates alegava não saber de nada, e, justamente por isso, sabia mais que os sofistas; ele não cobrava nada de ninguém que quisesse conversar e debater com ele, e tratava todos de maneira igual. Pensava que todos tinham as respostas que buscavam dentro de si, portanto, só os perguntava coisas que fariam a mente delas trabalhar para obter a resposta desejada.
4) Explique o método de ensino filosófico de Sócrates que tem como principais etapas a