Resenha
Conhecendo Sofistas e Sócrates
CHAUÍ, Marilena. Título: Introdução à história da filosofia: Dos pré-socráticos a Aristóteles; Os sofistas e Sócrates. São Paulo: Companhia das letras 2002. 560 páginas.
Esse trabalho vale-se de analisar o texto de Marilena Chauí, Os Sofistas e Sócrates, do livro Introdução ao Estudo da Filosofia. Marilena Chauí, grande filósofa e pensadora Brasileira nasceu em Pindorama, São Paulo no dia 4 de setembro de 1941. Formou-se em 1965 no curso de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP) e atualmente é professora titular de Filosofia Política e História da Filosofia Moderna da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, é mestre (1967, com Merleau-Ponty e a crítica do humanismo), doutora (1971, com Introdução à leitura de Espinosa) e livre docente de Filosofia (1977, com A nervura do real: Espinosa e a questão da liberdade) pela USP. Autora de vários livros e bastante premiada por suas obras, entre as quais se destacam: Repressão Sexual; Da Realidade sem Mistérios ao Mistério do Mundo; Introdução à História da Filosofia; Experiência do Pensamento; Escritos Sobre a Universidade; Filosofia: Volume Único. O prêmio mais importante de sua carreira foi o Ordre des Palmes Académiques, Presidência da República da França, em 1992.
O texto analisado tem como conteúdo principal a apresentação de características do mundo grego nos períodos em que a figura dos Sofistas e dos filósofos era muito importante para a sociedade. Começando pelo momento em que Atenas se torna o centro político e intelectual, passando pelo Século de Péricles e chegando a estudos mais específicos da autora sobre os sofistas e sobre Sócrates. Existe durante a obra uma preocupação em comparar as visões de dois grupos tão diferentes e suas concepções de fenômenos da sociedade grega antiga. Ter uma ideia de como a sociedade era dividida, o papel dos cidadãos, e alguns costumes da época auxiliam na compreensão do texto. Uma