Sócrates: o mestre de platão
Esse trabalho tem por finalidade analisar a nova filosofia que surgiu na Grécia Antiga, como tendo Sócrates o pai dessa filosofia. Mostrar também os principais pensamentos ou ideias de Sócrates e comparar as ideias de Sócrates com as de seus contemporâneos.
O pensamento socrático foi um grande marco na filosofia, pois Sócrates começou um novo tipo de filosofia, a filosofia clássica. Diferente da filosofia pré-socrática, que tinha como objetivo ou preocupação explicar o surgimento do mundo ou a realidade por meio da natureza a filosofia clássica, tendo Sócrates como o principal filosofo, tem como assunto principal a problemática ética-politica, pois queria entender a sociedade grega.
Os pré-socráticos e Sócrates compartilharam, embora com ideias diferentes e até mesmo opostas, o interesse fundamental pela problemática ético-política. Ambos queriam entender o homem enquanto cidadão da polis, nome dado às antigas cidades gregas, que adotavam um modelo de governo democrático. 2. SÓCRATES
Sócrates nasceu em 469 a.C., na cidade de Atenas, e morreu aos 70 anos (399 a.C.). Sócrates foi um marco na filosofia. Os filósofos que viveram antes dele são chamados de “pré-socráticos”, que apresentavam ideias diferentes das de Sócrates.
Viveu em Atenas. Nessa época Atenas passou por diversos períodos, desde o apogeu até a crise da democracia. Para defender a sua cidade Sócrates participou de diversas guerras, como a Guerra do Peloponeso.
A principal tarefa que Sócrates dedicou a sua vida inteira foi a filosofia, chegando ao ponto de até morrer por ela. Mas esse tipo de filosofia de Sócrates era diferente, pois ele queria entender a si mesmo e aos outros que vivem ao redor.
Sócrates não deixou seus pensamentos registrados, pois na opinião dele a pesquisa filosófica não devia ser levada a diante ou continuar depois dele. Mas seus discípulos registram suas ideias, como Platão. Seus pensamentos ou ideias eram ensinadas e pregadas nas ágoras, nome dado às