Sócrates e Platão no mundo das ideias
Tema: O mundo das ideias de Platão;
Questões: Liberdade e igualdade; Relações entre comunidade e poder.
Tópicos: Democracia antiga e contemporânea; Alegoria da caverna; Valorização do conhecimento como forma de libertação do Ser.
Objetivo: Fazer com que o aluno pense e construa um conceito de como ser mais participativo na vida politica.
Filósofos escolhidos: Sócrates e Platão.
Motivos: Por terem contribuído intelectualmente na construção do regime democrático. A preocupação desses filósofos era trazer para o centro de suas indagações o Homem como um ser capaz de produzir conhecimento através do desenvolvimento de sua Moral. Acreditavam, portanto, que o Conhecimento – a Filosofia – tinha uma função social, e por isso, consistia na formação de cidadãos como tarefa indispensável para a transformação da sociedade.
DIÁLOGO ENTRE PLATÃO E SÓCRATES NO MUNDO DAS IDEIAS, (DIAS ATUAIS):
Certa manhã, saindo Platão de uma sinagoga perfeita, encontra no jardim perfeito, seu antigo mestre Sócrates: cumprimenta-o com reverencias, e principia o seguinte diálogo:
Caro mestre. Recentemente visitei, em espirito, o planeta terra, onde ainda somos referência na ética, na política, na justiça, na educação e na filosofia. Apesar de estarmos aposentados, já que onde estamos, no mundo das ideias, não há o que filosofar, pois tudo é perfeito. Mas, como ia dizendo, vi muitas coisas, principalmente num país chamado Brasil, que contradizem vários princípios da antiga e idealizada democracia, onde de certa forma, participamos também da sua criação.
Sócrates: é preciso conhecer para se poder falar. Não penses mal dos que procedem mal; pense somente que estão equivocados.
Platão: A democracia pressupunha igualdade entre os cidadãos, capacitando-os a exprimir suas opiniões e interesses em assembleias na construção da comunidade. No entanto, está se criando cada vez mais, uma geração de pessoas imediatistas,