Trabalho de filosofia do direito no brasil
DIREITO
ANALISE E INTERPRETAÇÃO
A FILOSOFIA DO DIREITO NO BRASIL
MOGI DAS CRUZES
MAIO/2010
UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS
DIREITO
ANALISE E INTERPRETAÇÃO
A FILOSOFIA DO DIREITO NO BRASIL
Trabalho apresentado como requisito parcial à obtenção de título de bacharel em Direito, sob a orientação da professora Neusa Aparecida da Universidade Braz Cubas – UBC.
MOGI DAS CRUZES
MAIO/2010
A FILOSOFIA DO DIREITO NO BRASIL - PAULO NADER
A filosofia do direito no Brasil mostra a grande importância que teve a obra de Tomás Antonio Gonzaga para o Brasil- Colônia, já que sua obra foi um dos primórdios do trabalho jusfilosófico podendo ser considerado como um dos primeiros trabalhos desse tipo para a época, sua obra apresenta um pensamento de caráter jus naturalista com uma inspiração teológica acreditando ser Deus o princípio do Direito Natural, vislumbrando dois principais princípios “de ser” e o “de conhecer”.
No século XIX a Filosofia Jurídica Brasileira foi dividida em três partes: 1°Geral onde reunia os princípios primários e mais abstratos. 2°Especial que o núcleo de abordagem dos direitos naturais e por fim 3° Aplicada que é a avaliação racional e jurídica dos intuídos familiares. Entre as correntes filosóficas em ascensão nas últimas décadas do século XIX, o positivismo foi a que mais repercussão teve no seio do pensamento brasileiro. A razão fundamental desse fato radica na pré-existente tradição cientificista que se iniciou com as reformas pombalinas, à luz das quais se estruturou todo o sistema de ensino superior, em bases que privilegiavam a ciência aplicada e a instrução estritamente profissional. Isso explica a tardia aparição da idéia de universidade. O