trabalho de filosofia contrato social
FILOSOFIA GERAL E DO DIREITO
AVALIAÇÃO PARCIAL DA 2ª UNIDADE
Usando a teoria do Contrato Social apresentada por Rousseau, responda as objeções apresentadas no texto em anexo:
Nos dias atuais, a ideia de que “nós” não somos Estado; o Governo não somos “nós” ganha maior destaque pelas diferentes arestas existentes de entendimento do que seja a representatividade do Estado ou Governo.
Para Rousseau, conforme ele escreveu em sua obra “ O Contrato Social” o Estado e o indivíduo devem se encontrar mutuamente, devem crescer e vir a ser um com o outro a fim de se associarem, daí em diante de maneira indissolúvel nesse crescimento.
Quando o homem ingressa na sociedade, deixando de lado o estado de natureza, se priva de diversas vantagens que possue, porém ele ganha um desenvolvimento das suas capacidades, um despertar de ideias e um enobrecimento de seus pensamentos. Não há entrega ao Estado e à sociedade sem que haja uma completa entrega a ambos.
Para o Filósofo Rousseau, o objetivo criado no contexto da sua obra era alterar a constituição do homem, substituindo a sua existência física, independente, natural, típica do estado de natureza para o qual o retorno não pode acontecer, por uma vida moral, ética e dependente, não de outros indivíduos, mas do Estado.
Mas como realizar esse feito? Como associar os homens, mantendo-os livres e iguais como num estado natural e ao mesmo tempo recuperar os benefícios perdidos no estado de natureza, sem voltar a ele e mantendo as vantagens do estado social, como a moral e o uso da razão?
A partir da rejeição das liberdades individuais, o modelo abstrato de Rousseau, cria-se uma sociedade igualitária, legislando pela soberania popular, que garantiria a dignidade moral de todos e a sobrevivência da vontade geral do povo.
Sendo assim, Rousseau separou a vontade do homem ou de um grupo de homens e a vontade geral, ou seja, à vontade de um corpo político.
Ele defende que a sociedade transforma os