Filosfia
Refletindo ética e filosofia
Início Notícias VIDEOS PARA ESTUDAR TEXTOS PARA AS AULAS Textos do Prof. Jorge Atilio
12351 quinta-feira, 31 de maio de 2012
Sandel: Justice - Aristóteles
Postado por Ética e Filosofia do Direito UGF às 18:20 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no OrkutCompartilhar com o Pinterest sábado, 26 de maio de 2012
Sandel: Justiça, Aristóteles
Notas de Leitura
Sandel, Michel. Justiça – o que é fazer a coisa certa?. RJ: Civilização Brasileira, 2011.
Cap. 8 Quem merece o quê?/Aristóteles (208-256)
Cap. 9 O que devemos uns aos outros?/ Dilemas de lealdade (259-301)
Cap 10. A justiça e o bem comum (305-334)
A discussão sobre mérito inicia com a menção do fato de uma aluna, cadeirante, da Andrews High School, ser líder de torcida. Ela animava a torcida, embora não realizasse as acrobacias e splits que as demais animadoras de torcida faziam. A diretoria da escola, pressionada pelas outras garotas e seus pais, questionaram a continuidade da aluna cadeirante como animadora de torcida. Será que ela deveria fazer ginástica com oas demais para ser animadora de trocida? (problema da equidade) Será que a honra que a cadeirante recebe como animadora de torcida é indevida? (problema da indignação).
As práticas sociais necessitam, ao que parece por esse caso, de justificativas vinculadas à finalidade da ação. Uma animadora de torcida deve realizar determinadas ações específica, próprias ao desempenho social, ela responde tanto a um propósito instrumental (animar a torcida), como a um propósito honorífico (honrar as animadoras de torcida, suas qualidades específicas).
Neste sentido, o tema da justiça, na perspectiva de Aristóteles, procura dar-se identificando o propósito. As duas concepções centrais da filosofia política de Aristóteles estão presentes no caso da {cadeirante]: 1.A justiça é teleológica.