Trabalho de filosofia CESEC
Introdução
Este trabalho tem por objetivo analisar os pensamentos dos filósofos. Veremos o porquê de tais filósofos serem considerados os fundadores da filosofia grega e da própria filosofia ocidental. Estudiosos atuais consideram Sócrates o verdadeiro fundador da filosofia ocidental, sendo ele o marco inicial da filosofia do Ocidente, a gênese do pensamento grego.
1ª Parte
Capítulo 2 – O que é a filosofia?
1 – Palavra proveniente do grego; possui três sentidos principais: 1) “capacidade para julgar, discernir e decidir corretamente”; 2) “exame racional de todas as coisas sem preconceito e sem prejulgamento”; 3) “atividade de examinar e avaliar detalhadamente uma ideia, um valor, um costume, um comportamento, uma obra artística ou científica”.
2 – A filosofia se volta preferencialmente para os momentos de crise no pensamento, na linguagem e na ação, pois é nesses momentos críticos que se manifesta mais claramente a exigência da fundamentação das ideias, dos discursos e das práticas.
3 – Em nossa cultura e em nossa sociedade, costumamos considerar que alguma coisa só tem o direito de existir se tiver alguma finalidade prática muito visível e de utilidade imediata. Quando se pergunta “Para quê?”, o que se pergunta é: “Qual a utilidade?”, “Que uso proveitoso ou vantajoso posso fazer disso?”.
4 – A reflexão filosófica é o movimento pelo qual o pensamento, examinando o que é pensado por ele, volta-se para si mesmo como fonte desse pensado.
5 – 1) Por que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que fazemos? Isto é, quais os motivos, as razões e as causas para pensarmos o que pensamos, dizermos o que dizemos, fazermos o que fazemos?
2) O que queremos pensar quando pensamos, o que queremos dizer quando falamos , o que queremos fazer quando agimos? Isto é, qual é o conteúdo ou o sentido do que pensamos, dizemos e fazemos?
3) Para que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos, fazemos o que