Trabalho de fadiga
(FADIGA)
INDICE: 1- DEFINIÇÃO. 2- HISTORIA. 3- MECANISMO. 4- CONCEITOS. 5- FATORES QUE AFETAM A VIDA EM FADIGA DOS MATERIAIS. 6- RESISTÊNCIA A FADIGA DE METAIS. 7- REFERÊNCIAS:
1- Definição:
Define-se fadiga como o fenômeno de ruptura progressiva de materiais sujeitos a ciclos repetidos de tensão ou deformação. O estudo do fenômeno é de importância para o projeto de máquinas e estruturas, uma vez que a grande maioria das falhas em serviço são causadas pelo processo de fadiga.
No geral, fadiga é um problema que afeta qualquer componente estrutural ou parte que move. Exemplos: automóveis nas ruas, aviões (principalmente nas asas) no ar, navios em alto mar, constantemente em choque com as ondas, reatores nucleares etc....(perceba então a importância do fenômeno de fadiga). Pode-se afirmar que 90% das falhas em serviço de componentes metálicos que experimentam movimento de um jeito ou de outro é devido à fadiga. Freqüentemente, a superfície de fratura por fadiga irá mostrar algumas características macroscópicas de fácil identificação e associação ao fenômeno da fadiga, tais como as marcas de praia (ver Figura 1).
[pic]
Figura 1 – Representação esquemática da superfície de fratura em um aço.
A Figura 1 mostra um esquema da superfície de fratura de um aço que falhou por fadiga. As principais características a serem observadas neste tipo de falha são um ponto ou sítio de iniciação da trinca (geralmente na superfície); uma região de propagação de trinca mostrando as marcas de praia e uma região de fratura rápida, onde o comprimento de trinca excede um valor crítico. Tipicamente, a falha sob carregamento cíclico ocorre a níveis de tensões muito mais baixos do que sobre carregamento monotônico (ensaio de tração).
2- História:
As primeiras observações do fenômeno de fadiga datam o ano de 1829, quando W.A.J Albert publicou resultados de testes realizados em correntes de