trabalho de etica
FACULDADE ANTÔNIO CARLOS DE TEOFILO OTONI
CURSO: DIREITO
PERIODO: TERCEIRO TURMA:2
NOME:GENEROSO ANTÔNIO BASTOS JUNIOR
TRABALHO DE ÉTICA
Com base no que diz respeito aos três trechos de reportagens de jornais, no qual se refere as posturas dos operadores do direito, nenhuma outra profissão se coloca de forma tão contundente dentro do debate ético como advocacia. Diante de cada característica apresentada em cada fragmento de reportagem, a concepção é que nela a ética não é definida com base na sua realidade ou perfeição,mas só como um objeto da vontade humana ou das regras que a dirigem. Assim procura-se em primeiro lugar determinar ,a norma a que ela de fato obedece ;portanto, define-se ética como aquilo que se conforma á norma em que ela se exprime.
Todavia o Professor Paulo Lobô discorre bem sobre a diferença existente entre ética geral e a ética profissional. Esta,quando voltada para a advocacia se converte-se em norma jurídica. A ética profissional não parte de valores absolutos ou atemporais,mas consagra que são extraídos do senso comum profissional,como modelares para a reta conduta dos advogados.
Os deveres éticos atribuídos no Código não são recomendações de bom comportamento, mas normas jurídicas dotadas de obrigatoriedade que devem ser cumpridas com rigor.
Mas diante desses três casos distintos com peculiaridades singulares, em que cada uma delas requer um posicionamento do operador do Direito diante de tais circunstâncias, o que seria o mais viável a se fazer diante de cada fato ou o que seria mais ético? Ao trabalhar com conceitos indeterminados como justiça e ética, o profissional pode ficar inseguro, o que resalva como sua bússola são os artigos do Estatuto da Ordem dos advogados do Brasil e o Código de Ètica que conclui o modelo de comportamento profissional e pessoal que o advogado deve adotar.
Mas qual a imagem a palavra advogado evoca de imediato na mente dos que