COLUNA CERVICAL
&
PELVE ÓSSEA (BACIA) MEMBROS INFERIORES
ANATOMIA E POSICIONAMENTO
A coluna vertebral é constituída por 33 vértebras, incluindo as 5 que se fundem e formam o sacro e as 4 coccígeas. Desta maneira, desconsiderando-se as vértebras sacrais e as coccigeanas, que foram a região pélvica, restam 24 vértebras, que são divididas em:
- 7 vértebras cervicais
- 12 vértebras torácicas
- 5 vértebras lombares
- 4 vértebras coccígeas
As vértebras da coluna vertebral são ligadas por articulações denominadas de discos intervertebrais, esses discos são constituídos de materialfibroso e gelatinoso que desempenham a função de amortecedores e dão a mobilidade para a locomoção.
MÉTODO DE TWINNING PARA REGIÃO C4-T3 E VISUALIZAÇÃO DE C7 A T1
Perfil com braço levantado
Também conhecida como incidência de Twinning, ou perfil de nadador, é usada como complementar no estudo radiográfico da coluna cervical.
RC- Incide perpendicular em relação ao filme radiográfico, centralizado no plano biauricular (poro acústico externo), entrando no nível superior da cartilagem tireóidea.
Técnicas Radiológicas Antonio Biasoli.
Observação: Segundo o Livro Tratado de Tecnica Radiológica e Base Anatômica Bontrager o RC é direcionado para T1- 2,5 cm acima do nível da fúrcula esternal anteriormente, e no nível da proeminência vertebral, posteriormente, e é conhecida como método com giro para a região C4-C7 /Posição Cervicotorácica (Nadador)
COLUNA TORÁCICA AP Proteção: Proteja as áreas radiossensíveis sem obscurecer a região da coluna vertebral. O efeito anódico criará uma densidade mais uniforme em toda a coluna torácica.
Posicione o paciente de modo que o lado mais intenso do feixe (lado do catodo) esteja sobre a extremidade abdominal do paciente.
Posição do Paciente Posicione o paciente com os braços ao lado do corpo e a cabeça na mesa ou em um travesseiro fino.
Posição da Parte
Alinhe o plano mediossagital ao RC e à linha média da