Trabalho de etica
São Paulo, 2008.
Comentário do código de ética do contador
Capítulo I
O Objetivo do código de ética é informar a conduta que o contabilista deve ter no exercício da profissão.
Capítulo II
Explica quais são os deveres e o que é proibido ao contador. Exemplo: o profissional deve ser honesto, guardar informações sigilosas, observar a legislação vigente. O Contador não pode iludir os clientes ou empregadores, não pode exercer atividades ilícitas. Em minha opinião, acima de tudo o contador deve ser responsável e extremamente compromissado com suas funções.
Capítulo III
Explica que o contabilista deve antes de executar os serviços informar ao cliente os valores, e que todos os serviços a serem prestados devem estar num contrato, tudo deve estar sempre escrito (também conforme foi numa aula do Sr devemos pôr tudo no papel).
Capítulo IV
Explica como o profissional contabilista deve se comportar com os colegas da classe, no ambiente de trabalho e na sociedade. Por exemplo: não roubar idéias de um colega dizendo ser dele, não tirar proveito da posição ocupada para benefício próprio e não ser conivente com falcatruas de colegas da mesma profissão.
Capítulo V
O profissional que praticar ato classificado como infração estará sujeito a uma penalidade, tudo apurado mediante o devido processo legal e demais princípios constitucionais relativos aos processos, seguindo ainda as normas estabelecidas no Regulamento de Procedimentos Processuais dos Conselhos de Contabilidade, que dispõe sobre os processos administrativos de fiscalização, tendo o profissional ao contraditório e o amplo direito de defesa. As penalidades para o profissional infrator são: multas, advertência reservada, censura reservada, censura pública, suspensão do exercício profissional e até cancelamento do registro profissional.
Escândalos contábeis caso 01:
Empresário e contador presos por fraude e