redes
Basicamente consiste em 2 (dois) ou mais computadores interligados por uma mídia de transmissão, seja ela através de (Cabo: Par Trançado, Coaxial, Fibra Ótica, etc.) ou (Sem Cabo: Wireless, Rádio Freqüência) com o objetivo de compartilhar; Arquivos, Periféricos, Aplicações, etc.
Se a idéia de dois computadores conectados por um cabo pode não parecer extraordinária, no passado representou uma grande conquista nas comunicações.
Uma rede de computadores baseia-se nos princípios de uma rede de informações, implementando técnicas de hardware e software de modo a torná-la efetivamente mais dinâmica, para atender às necessidades que o mundo moderno impõe. Redes de computadores incluem todos os equipamentos eletrônicos necessários à interconexão de dispositivos, tais como microcomputadores e impressoras. Esses dispositivos que se comunicam entre si são chamados de "NÓS", estações de trabalho, pontos ou simplesmente dispositivos de rede. Dois computadores seriam o número mínimo de dispositivos necessários para formar uma rede. O número máximo não é definido, teoricamente todos os computadores do mundo poderiam estar interligados.
O principal motivo para a implementação de redes de computadores nas organizações sejam elas simples escritórios ou empresas de âmbito internacional resumem-se em uma única palavra: “dinheiro!” Os custos reduzidos com a automatização dos processos mediante a utilização de redes é realmente muito significativo. Por exemplo, se uma empresa pudesse optar entre adquirir cem impressoras independentes ou apenas dez compartilhadas, sem dúvida alguma a segunda opção seria mais interessante. Também é preferível adquirir o direito de compartilhar um aplicativo (chamados de pacotes para vários usuários) entre um número predeterminado de usuários, do que adquirir várias cópias unitárias.
Classificação de Redes.
Cliente-Servidor
Podemos classificar as redes de computadores em dois tipos, (Cliente-Servidor,