Trabalho de etica
A educação é, todavia, vulnerável a um meio ambiente adverso, especialmente se é ministrada com deficiências ou se enseja espaços para incompreensões. O meio em que se vive tende a influir sobre nossa consciência, necessário sendo um esforço para conviver em todas as esferas, sem, todavia, deformar nosso caráter. (Antonio Lopes de Sá, Ética profissional pg. 49)
Autonomia ética Sem perder sua autonomia, a ética tem, por conseguinte, ligações muito fortes com as doutrinas mentais e espirituais, pois, em verdade, são fontes de conhecimentos que interessam diretamente a analise das virtudes.
O Farisaísmo Farisaísmo é o nome de um movimento religioso do judaís-mo, a mais importante das três principais correntes em que se dividiram os judeus da Palestina, sob a ocupação romana( séc. I a.C -- séc. I d.C.). ( As outras correntes eram: os saduceus e os essênios). A palavra ¨fariseu¨ significa ¨separado¨. Os fariseus, em termos religiosos, aspiravam um rigor e uma pureza absoluta, especialmente em maté-ria de liturgia.
O caráter histórico e social da moral A fim de garantir a sobrevivência, o homem submete a natureza por meio do trabalho.
Por que a ação coletiva se torne possível, surge a moral, com a finalidade de organizar as relações entre os indivíduos. É de tal importância a existência do mundo moral que se torna impossível imaginar um povo sem qualquer conjunto de regras. Uma das características fundamentais do homem é ser capaz de produzir proibições.
O comportamento moral varia de acordo com o tempo e o lugar, conforme as exigências das condições nas quais os homens se organizam ao estabelecerem as formas efetivas e práticas de trabalho. Cada vez que as relações de produção são alteradas, sobrevêm modificações nas exigências das normas de comportamento