Sistema tegumentar e sensorial
Introdução
Sistema tegumentar é o sistema de proteção dos corpos dos seres vivos protegendo-o e adaptando-o ao meio ambiente, o mesmo engloba a pele e seus anexos (pêlos e unhas). Tendo como função proteger o corpo contra o meio ambiente, abrasões, perda de líquido, substâncias nocivas e microorganismos invasores, regulação do calor através das glândulas sudoríparas e vasos sanguíneos, sensibilidade por meio dos nervos superficiais e suas terminações sensitivas.
Pele
A pele é o manto de revestimento do organismo, indispensável á vida e que isola os componentes orgânicos do meio exterior. Constituem em complexa estrutura de tecidos de várias naturezas, dispostos inter-relacionados de modo a adequar-se, de maneira harmônica ao desempenho de suas funções. (SAMPAIO & RIVITI, 2000). A pele ou cútis, é o maior órgão do corpo humano, corresponde a 15% do peso corporal, seu teor de água é cerca de 70%, com peso de aproximadamente de 4,5 a 5,0 quilos, sua espessura situa-se entre 0,5 e 4,0 mm. Apresenta grandes variações ao longo de sua extensão, sendo ora mais flexível e elástica, ora mais rígida.
Superfície composta por sulcos e saliências: DERMATÓGLIFOS (impressões palmo plantares). Variações e pregas articulares e musculares, orifícios pilossebáceos e orifícios sudoríparos. A aparência da pele depende de uma série de fatores como: idade, sexo, clima, alimentação e estado de saúde do indivíduo, sendo que a cor da pele depende do fator genético racial (pigmento/melanina), regional, sexual e de conteúdo sanguíneos dos vasos. A camada superficial da pele: conhecida como epiderme , é um epitélio multiestratificado, formado por várias camadas (estratos) de células achatadas (epitélio pavimentoso) justapostas. Depois da epiderme vem a derme , camada espessa de tecido conjuntivo sobre a qual se apóia a epiderme. Na derme situam-se algumas fibras elásticas e reticulares, bem como muitas fibras colágenas que garante elasticidade e dá forma a pele.
A